Como aplicar Feng Shui à tua casa? Aqui explicamos-te como.

Sabemos que existem alturas em que sentes que alguma área da tua vida se encontra bloqueada ou estagnada. Por mais que te esforces para atingir uma mudança, simplesmente parece que a energia não flui.

É aqui que o Feng Shui te pode ajudar! Ao fazeres pequenas mudanças em tua casa seguindo alguns princípios de Feng Shui, estarás não só a transformar a energia da tua casa como também a tua, o que inevitavelmente acabará por afetar a tua vida.

Como fazer mudanças com a ajuda do Feng Shui?

  1. Começa por avaliar como se encontra a tua casa neste momento, fazendo este pequeno teste que criámos para ti.
  2. Divide a planta da tua casa nos nove sectores do Bagua, tal como te explicamos mais abaixo.
  3. Identifica a área da tua vida que pretendes mudar e vê em que parte da tua casa ela se localiza.
  4. Verifica como se encontra esse espaço e age sobre ele. Arruma, faz uma limpeza a fundo e arranja o que estiver estragado. Liberta-te do que já não utilizas e do que não te transmite sensações positivas. Termina-o de decorar se for caso disso, ou dá-lhe um novo ar.
  5. Coloca novos artigos decorativos que reflitam o que queres atrair para a tua vida ou a forma como te queres sentir a partir de agora. Escolhe os quadros que mais te inspiram a fazer essa mudança.
  6. Aplica as restantes mudanças que te aconselhamos na resposta ao teste, tanto neste espaço como no resto da tua casa.

O que é o Bagua e como aplicá-lo à tua casa?

O Bagua é uma ferramenta utilizada no Feng Shui para dividir a planta de uma casa em sectores ou áreas de vida. Ele ajuda-nos a perceber o que devemos mudar em casa, de forma a conseguirmos trazer mais harmonia e equilíbrio para as nossas vidas.

Para saberes como está dividida a tua casa, observa as imagens que te apresentamos em baixo e que te ensinam a aplicar o Bagua à planta de qualquer casa.

Apesar de existirem outras abordagens de Feng Shui que dividem a planta de forma diferente, o método que utilizamos aqui – o Feng Shui Intuitivo – divide a casa a partir da localização da porta de entrada.

1. Coloca a planta da tua casa com a porta de entrada virada para ti.

2. Fecha a planta numa forma geométrica regular, caso ela não o seja.

3. Divide a planta em três parte iguais na vertical.

4. Divide a planta em três partes iguais na horizontal.

5. Coloca os números de 1 a 9 nos seus respetivos quadrados, conforme mostra a imagem.

6. Observa o Bagua que te apresentamos em baixo e vê em que zonas da tua casa calham as nove áreas de vida.

Nota: Se vives numa moradia terás de considerar a saída das escadas como sendo a porta de entrada para os restantes pisos. Caso o Bagua não bata certo entre todos os pisos não te preocupes, pois isso é normal.

O Bagua

Ao selecionares os quadros mais indicados para a área de vida que queres mudar, estarás a alcançar uma harmonia em tua casa ao mesmo tempo que passarás subtilmente mensagens ao teu inconsciente que te ajudarão aos poucos a sentir-te de forma diferente.

Quando te entregas por completo às mensagens positivas verás que a verdadeira transformação acontecerá tanto em ti como na tua vida.

12 Comments

  1. Boa tarde, Na aplicação do Bagua, como trabalhar as áreas que ficam fora da planta da casa? obrigada. Cláudia
    • Olá Cláudia, Pode, se quiser, aplicar um "mini bagua" num dos espaços da casa (na sala ou no quarto, por exemplo) e trabalhar aí as áreas que estão em falta. Aqui a aplicação é feita da mesma forma, isto é, coloca-se a porta de entrada de acesso a esse espaço virada para nós e depois faz-se a divisão. Um beijinho
      • Bom dia, Ao ler esta resposta fiquei com uma dúvida... Quando aplico o Bagua à planta da casa as áreas têm uma localização, mas quando aplico à divisão têm outra. Por exemplo, quando coloquei o Bagua na planta da casa a área da espiritualidade estava precisamente na parte da casa (e da divisão em causa) na qual costumo meditar, porém, quando coloco o Bagua na divisão, alinhando com a porta, esse local onde medito passa a estar na area da prosperidade e a area da espiritualidade muda de local no espaço. Qual devo considerar? Uma outra questão: quando se fala em colocar elementos como plantas, metal, agua, fotos, etc. referimo-nos a áreas específicas da casa ou da divisão? É que fico na dúvida se em cada divisão devo identificar a minha área de sucesso, relações, etc assim podendo colocar por exemplo numa parede fotos da família; noutra parede livros; e assim por diante conforme a área em questão; ou se devo identificar as áreas da casa e aí tentar adaptar em conformidade. Obrigada pela ajuda.
        • Olá Ana, O Bagua deve ser sempre aplicado à planta da casa (tal como explicamos nas imagens). Porém, há situações em que pode ser interessante aplicar o Bagua apenas a um dos espaços da casa. Estas situações são, por exemplo, quando a planta da casa é em forma de L - o que faz com que haja áreas do Bagua que não estejam presentes na casa (como acontece com o Sector 1 e o Sector 6 desta casa que utilizamos como exemplo) - ou então nos casos em que as pessoas alugam quartos ou vivem com os pais. Na 1ª situação faz-se a aplicação do Bagua num dos espaços com o objectivo de "activar" as áreas do Bagua que estão em falta na casa; já na 2ª situação o objectivo é conseguirmos aplicar Feng Shui ao nosso espaço (isto é, ao nosso quarto), uma vez que, em princípio, não podemos aplicar ao resto da casa (por não ser nossa). Quando se aplica o Bagua à planta da casa e depois aplica-se a uma só divisão é normal as áreas não baterem certo, mas isso não tem problema. Respondendo à sua pergunta, aquele que deve considerar é o Bagua que aplica à planta da sua casa e não apenas ao espaço. Quanto à segunda questão, referimo-nos às áreas da casa e não da divisão (salvo no que diz respeito às duas situações referidas acima). Colocar artigos em casa de acordo com as divisões do Bagua já é, por vezes, demasiado confuso e difícil. O ideal é sempre não exagerar, até mesmo no que diz respeito às "regras" de Feng Shui. Esperamos ter ajudado :)
  2. Eu vivo num apartamento e tenho uma questão, deveremos aplicar o bagua tendo em consideração a porta do prédio ou a porta do apartamento? Obrigada, Sofia
  3. Boa tarde Raquel. Obrigado pela partilha de conhecimento. Adoro este assunto. Tenho uma questão: A planta da minha casa, é precisamente um retângulo, fazendo a divisão seria muito fácil. Mas a porta de entrada é do lado esquerdo. Assim fico com dúvida se deixo de ter os campos 8,3,4. Muito obrigado
    • Olá Sofia, Quando se aplica o Bagua à planta de uma casa nunca se deixa nenhuma área do Bagua de fora, a não ser que isso aconteça naturalmente porque a planta é irregular (tal como mostramos no exemplo das imagens). Assim, no caso da tua planta a porta de entrada calha no sector 8. ;) Um beijinho grande, Raquel
  4. Boa noite. Obrigada por todo o conhecimento partilhado. Tenho a planta da casa maioritariamente retangular com excepção de um dos cantos, que se encontra "cortado". É neste canto que se encontra a porta de entrada ficando ela enviesada em relação ao resto da planta. Como aplico o bagua nesta situação? Obrigada, Monica
    • Olá Monica, Tem que se sempre fechar primeiro os "cantos" à planta nas partes em que ela não é regular (tal como mostramos na imagem 2 mais acima), para depois se conseguir dividi-la e ver então em que sector calha a porta (independentemente dela ser enviesada ou não). É um pouco difícil explicar por aqui, mas espero ter conseguido ajudar. Caso contrário, mande-nos um email com a sua planta dividida por si. Um beijinho, Raquel
  5. Bom dia Raquel. Antes de mais, grata por toda a sua partilha de conhecimento e pelo e-book. Consegue-se perceber o feng shui de uma maneira bastante simples e esclarecedora Na aplicação do Bagua, como trabalhar as áreas que ficam em excesso? Ou seja, para além da área da planta, uma vez que ela não é regular e ao fechar os cantos fica uma zona da casa de fora?
    • Olá Ana, de nada :) Fico feliz por poder ajudar. Quais são as áreas que ficam em excesso? É, por exemplo, uma varanda? Normalmente quando fechamos os cantos não costumam ficar partes de fora, mas precisava ver o seu caso. Consegue-me enviar por email um exemplo? De qualquer forma, os excessos trabalham-se da mesma maneira que o resto da casa, ou seja, de acordo com o sector onde eles calham. Mas antes disso é interessante ver de que forma nós estamos a aproveitar essa energia que está "a mais". Estamos a saber aproveitá-la ou não? ;) Um beijinho grande, Raquel

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

0

  • Sem produtos no carrinho