6 passos para transformares a tua casa num espaço minimalista

À semelhança do que acontece com qualquer outra grande mudança que queiramos fazer na nossa vida – tal como tornarmo-nos vegetarianos ou abrirmos o nosso próprio negócio –, quando chega a altura de nos tornarmos minimalistas é normal cairmos numa destas quatro categorias:

  1. Os radicais: Bom, vamos lá então fazer isto. Onde é que fica o caixote do lixo?
  2. Os moderados: Uma coisa de cada vez, sim? Hoje arrumamos esta gaveta, amanhã a outra de baixo.
  3. Os que estão em negação: Eu não tenho um problema com a acumulação, eu tenho é um problema de falta de espaço!
  4. Os procrastinadores: Sim, eu estou interessado em fazê-lo, mas não sei por onde começar…

Independentemente do grupo em que te inseres, se desejas mesmo simplificar a tua vida e aprender a viver sob o lema "Menos é Mais", começa hoje a pôr em prática estes 6 passos que compilámos para ti:

  1. Escreve as razões pelas quais desejas adotar um estilo de vida mais simples. Estás cansada de ser uma escrava do mundo consumista e materialista? Escreve no papel! Queres deixar de gastar tanto dinheiro em coisas que na realidade não precisas? Anota isso! Pretendes focar-te naquilo que realmente interessa e fazer o que é mais importante para ti? Anota isso também! Sempre que estiveres à beira de desistir ou tentada a voltar para trás, lê a tua lista.
  2. Declara um espaço livre de desordem e acumulação. Começa por uma secretária, móvel ou dispensa. Usa este espaço como inspiração para continuares a fazer o mesmo no resto da casa. Uma bancada livre de desordem pode-se tornar num quarto livre de desordem, e um quarto livre de desordem pode-se tornar na casa minimalista que sempre sonhaste ter.
  3. Liberta-te do que está a mais. Está estragado e à espera que o arranjes? Deita fora! Não usas há mais de 12 meses? Dá a quem precisa! Já não gostas ou não te fica bem? Doa a uma instituição! Vale dinheiro? Vende no OLX.
  4. Veste-te com menos. Sabias que existe um desafio que se tornou viral no mundo inteiro, chamado de Projeto 333, que tem como objetivo vestires-te com apenas 33 peças de roupa (incluindo acessórios e calçado) durante 3 meses? Parece difícil, mas houve milhares de pessoas que o conseguiram fazer, colocando em prática toda a sua criatividade na hora de se vestirem. O melhor de tudo foi quando descobriram que, ao contrário daquilo que pensavam, ter menos por onde escolher torna a vida mais fácil do que desafiante.
  5. Deita fora os papéis. Faturas, extratos bancários, pagamento de contas… Porquê acumular papéis quando podemos fazer tudo de forma online? Abraça o novo. Pede para receber as faturas no teu email e adere ao serviço de netbanking.
  6. Alimenta-te melhor. Ser minimalista não é só viver com menos, é também um estilo de vida. Abrir uma lata ou um pacote de comida pode até poupar-te tempo, mas não há nada melhor do que retirares os alimentos diretamente do frigorífico. Para além de ganhares espaço na tua dispensa, o teu corpo agradece e o ambiente também.

Estás pronta para começar?

Tu saberás que atingiste sucesso na vida quando tudo o que realmente queres é apenas o que realmente precisas. Vernon Howard

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado.

    0

    • Sem produtos no carrinho